Na década de 1960, o geógrafo Aziz Nacib Ab saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, com os demais elementos naturais da paisagem, o que chamou de domínios morfoclimaticos.
Os domínios morfoclimaticos representam a síntese de vários elementos da natureza, dando um aspecto característico a uma determinada área do território. São eles: domínio amazônico (terras baixas e florestas equatoriais), domínio do cerrado (chapadões tropicais interiores com cerrados e matas de galeria), domínios dos mares e dos morros (áreas mamelonares tropical – atlânticas florestadas) domino da caatinga, (depressões intermontanas e interplanálticas semi – áridas) domínio da araucária (planaltos subtropicais com araucárias) e domínio das pradarias (coxilhas subtropicais com pradarias mistas).
Em um domínio, podemos reconhecer um bioma predominante, biomas secundários e vários ecossistemas. Por exemplo, no domínio do cerrado.
Podemos dizer também que a expressão domínio do cerrado é muito mais ampla do que o bioma do cerrado, uma vez que esta se refere a um bioma terrestre e a primeira pode incluir espécies de água doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário